Boa noite...

Aquele que pega em armas e fere o outro toma o caminho mais fácil e mais estúpido que já se apresentou diante da humanidade, e como esse caminho é fácil não falta quem queira segui-lo:


É fácil dizer que este ou aquele merece castigo, a dor, a humilhação e claro, a morte. Alguns não param por aí, ainda guardam um inferno para seus desafetos, os transgressores de suas santas leis.

É fácil.

Julgar é muitíssimo fácil.

O primeiro passo é ser um ignorante.

Não um ignorante por ser pouco instruído ou mal posicionado na vida, mas um ignorante do outro, de sua complexidade, suas contradições e acima de tudo de sua importância.

É fácil.

É fácil para um fraco de espírito de qualquer nação, de qualquer crença pegar em armas, erguer a voz, apontar o dedo e condenar. Não podemos esquecer que o dedo apontado de quem condena também ajuda a apertar gatilhos. Essa é uma verdade que varremos para debaixo do tapete na hora da tragédia.

Mas a tragédia nasceu na ignorância, cresceu na intolerância e floresceu em sangue. Como sempre, aliás, é a receita infalível da tragédia.

E os ignorantes não param de levedar essa massa para dar esse pão amargo à gente indefesa.

São infiéis-dizem uns

São imorais -dizem outros

São transgressores -dizem ainda outros

E se seguirmos à esses cretinos, nos mataremos à todos, porque não há um santo além deles mesmos e das suas causas duvidosas. Suas bocas estão cheias de discursos vazios e suas mãos empapadas de sangue.

Quando você conhece o infiel, senta à mesa do imoral, é socorrido pelo transgressor... Aí não é tão fácil. Mas se você for suficientemente desumano você ainda consegue apontar o dedo, puxar o primeiro de todos os gatilhos, soltar o verbo da condenação gratuita e covarde. Às vezes por algo que o alvo escolheu, às vezes por algo que ele nasceu sendo: Genero, cor, raça, credo.

Condenar é moleza. Prometer o inferno ou sei lá também. Mas você, que ainda não puxou o gatilho, que apenas aponta o dedo, você suporta ver os pais chorando? As mães, amigos, amantes, irmãos e irmãs? Você suporta saber que alguém morreu porque te desagrada? Você suporta saber que suas palavras de condenação são sim suporte a esse tipo de atrocidade?

Se não reveja seus atos

Se sim...


Claudinei Soares

Postar um comentário

0 Comentários